Grupos Colaborativos como Estratégia de Aprendizagem em Aulas de Química / Collaborative Groups as a Strategy of Teaching in Chemistry Classes

Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Maurivan Güntzel Ramos

Resumo


Este artigo relata uma experiência de ensino, realizada em aulas de Química, na qual os alunosrealizaram atividades em grupos colaborativos com a mediação do professor. São descritas atividadesrealizadas em duplas de alunos, e a avaliação é efetuada de três modos distintos: individual, emduplas e novamente em duplas, mas com o uso de pesquisa em livros e na Internet. Participaramdas atividades alunos (n=42) de ensino médio de uma escola particular de Porto Alegre, RS. Osresultados mostram considerável avanço dos alunos em termos de compreensão dos conteúdostratados nas sucessivas avaliações, bem como em termos da autonomia.

This article reports a teaching experience realized in Chemistry classes. Students performedlearning activities in collaborative groups with the mediation of the teacher. Activities are describedin pairs of students, and the evaluation is conducted in three distinct modes: individual, in pairs andin pairs again, but after the consultation in books and on the Internet. Participated in the activitiesstudents (n = 42) of high school from a private school in Porto Alegre, RS. The results showconsiderable improvement in terms of students’ understanding of content treated in successiveevaluations, as well as in terms of autonomy.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Maurivan Güntzel Ramos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.