Abordagem de Sistemática Filogenética com ênfase em Biodiversidade nos Livros Didáticos
Resumo
Considerando que o Brasil é um país megadiverso é necessário discutir essa diversidade biológica, incluindo os fatores evolutivos que a originam. Uma boa estratégia para articular esses saberes é a sistemática filogenética. O objetivo desse trabalho foi analisar oito coleções didáticas, sendo que sete correspondem às obras que foram aprovadas pelo PNLD/2015 e uma referente à Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Foi elaborada, a partir de literatura especializada, uma ficha composta por dezoito critérios que contemplam desde a composição do conteúdo teórico até cadernos complementares. As coleções e excertos foram categorizados para Análise de Conteúdo. Constatou-se que apenas 25% das coleções atendem aos critérios presentes na ficha de avaliação. Na maioria das coleções ainda perpetua o tratamento da biodiversidade de forma linear, com pouca ou nenhuma aplicação em assuntos pertinentes à biodiversidade que constam no próprio livro. Um avanço pode ser denotado, que é a projeção sistemática filogenética como uma ciência dinâmica, com muitas possibilidades para atuais e futuras pesquisas, o que poder tornar uma leitura mais estimulante para alunos. Por tratar-se de um material majoritariamente mal elaborado e com imprecisões conceituais, há necessidade de investimentos na formação dos professores em relação à escolha dos livros didáticos, uma vez que se trata da principal ferramenta de trabalho em sala de aula.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss4id3913
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Rogério Soares Cordeiro, Maria Santina Castro Morini, Moacir Wuo, Rita de Cássia Frenedozo
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.