Resolução de Problemas como Metodologia de Ensino de Matemática: um Estudo em um Curso de Administração de Empresas / Problem Solving as Teaching Methodology of Mathematics: a Study in an Undergraduate Program in Business Administration
Resumo
Este artigo descreve o desenvolvimento e alguns dos principais resultados de uma pesquisaconduzida com uma turma de cinquenta alunos do curso noturno de Administração de Empresas deuma faculdade privada situada em Juiz de Fora, MG. Seu objetivo foi investigar as possibilidadese as limitações emergentes ao longo do processo de implementação da Metodologia de Ensinoe Aprendizagem através da Resolução de Problemas no ensino de Matemática I, disciplinaoferecida no primeiro período do curso. A pesquisa foi orientada por uma abordagem qualitativaobedecendo às diretrizes do conceito de pesquisa-ação. A análise dos dados coletados sugere quea implementação da metodologia via dinâmica das situações-problema revelou-se plenamenteexequível naquele contexto, induzindo benefícios significativos aos alunos em termos de trabalhocooperativo, de envolvimento com a disciplina e de construção de significados para o conteúdomatemático explorado. Em relação às dificuldades no processo de implementação, destacaram-sea administração do tempo e o aumento da complexidade no gerenciamento da dinâmica de salade aula pelo professor.
This article describes the development and some key findings of a research conducted witha group of fifty students enrolled in an undergraduate program in Business Administration from aprivate college located in Juiz de Fora, MG. Its main goal was to investigate the possibilities andlimitations emerging during the process of implementation of the Methodology of Teaching andLearning through Problem Solving in the Mathematics I class, a course offered in the first semesterof the aforementioned program. The research was guided by a qualitative approach following theguidelines of the concept of action research. The data analysis suggests that the implementation ofthe methodology via the dynamics of problem-situations was fully feasible in that context, inducingsignificant benefits for students in terms of cooperative work, engagement with the subject and theconstruction of meaning for the mathematical content. Regarding difficulties in the implementation process, stood out the time management and the complexity of managing the dynamics of theclassroom by the teacher-researcher.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2013 José Mário Brunelli Sosa, Antonio Olimpio Junior
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.