Percepções sobre Protozoários no Ensino Fundamental: um Diagnóstico em Escolas de uma Região Litorânea do Nordeste Brasileiro / Perceptions of Protozoa in Elementary School: A Diagnostic in Schools from a Coastal Region of Northeastern Brazil

Magnólia Fernandes Florêncio Araújo, Wellington Sena Lobato

Resumo


A maioria dos protozoários de vida livre não causa doença, e apesar de exercerem funções ecológicas fundamentais em diversos habitats, o seu estudo ainda é pouco discutido na educação básica, gerando concepções alternativas sobre esse grupo de organismos e generalizando-os, muitas vezes, como sendo exclusivamente patogênicos. Este trabalho levantou as concepções de alunos do ensino fundamental sobre os protozoários por meio de questionários e desenhos. A maioria dos alunos (44%) fez desenhos com erros conceituais, representando os protozoários como insetos, minhocas e peixes, ou como causadores de doenças. Não houve ilustração que remetesse aos aspectos positivos desses organismos, levando à necessidade de se incentivar o estudo desse grupo, numa perspectiva positiva, além de fazer pensar a formação de professores de ciências, em estudos futuros.

Most free-living protozoa do not cause disease, and although they perform essential ecological functions in diverse habitats, they are still little discussed in basic education, generating misconceptions about this group of organisms and generalizing them, often as being exclusively pathogenic. This work raised the concepts of elementary students about the protozoa group using questionnaires and drawings. Most students (44%) produced drawings with conceptual errors, representing  protozoa such as insects, worms and fish, or as disease-causing. There was no illustration that referred to positive aspects of these organisms, leading to the need to encourage
the study of this group, in a positive outlook, knowing that we need to planning the training of science teachers, in future studies.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 Magnólia Fernandes Florêncio Araújo, Wellington Sena Lobato

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.