Proposta de Estudo de Função Mediada pelo GeoGebra

Celina A.A.P. Abar, Hércules Nascimento Silva

Resumo


O trabalho aqui apresentado é resultado de uma pesquisa de Mestrado e teve como objetivo verificar se construções dinâmicas no GeoGebra, aplicadas em uma sequência de atividades facilitam a aprendizagem de função. Construções presentes no Imagiciel, um ambiente computacional de pesquisadores franceses, foram reconstruídas no GeoGebra e organizadas em uma sequência de atividades inspiradas na dialética ferramenta-objeto e aplicadas a alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Como metodologia foram utilizados elementos da Engenharia Didática. Pela análise das respostas, pela interação entre os alunos e com as construções elaboradas no GeoGebra, em forma de applet’s, verificou-se que as atividades facilitaram a aprendizagem de função, em especial, o de função definida por sentenças em intervalos reais.


Palavras-chave


Imagiciel; GeoGebra;Função real definida por sentenças.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss1id3831

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Celina A.A.P. Abar, Hércules Nascimento Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.