Das Limitações Histórico-Conceituais das Apresentações do Conteúdo de Entropia nos Livros de Física do Ensino Superior à uma Proposta de Ensino Fundamentada em Fatos Históricos

Jefferson Adriany Ribeiro da Cunha, Luiz Gonzaga Genovese, Wellington Pereira de Queiros

Resumo


Por meio da Análise de Conteúdo realizamos uma investigação da proposta didática existente em vários textos de Física do Ensino Superior sobre a introdução do conceito Entropia. Nesta análise e catalogação dos textos destacamos duas dimensões de abordagem didática e metodológica, utilizadas pelos textos para a apresentação de entropia, que são: Estratégia das definições e Estratégia da contextualização. Por meio de vários referenciais teóricos da área de História e Filosofia da Ciência verificamos que os conceitos físicos também podem ser trabalhados por meio de uma estratégia didática que leva em conta como historicamente este conceito foi desenvolvido, observando as controvérsias e discussões de um momento histórico que levou ao estabelecimento deste conceito. A esta abordagem didática demos o nome: Estratégia fundamentada em fatos históricos. Verificamos que nenhum dos textos consagrados no Ensino Superior de Física utilizam da última estratégia para trabalhar o conceito entropia e observamos, em trabalhos atuais da área de ensino de física, que a grande dificuldade em se compreender este conceito estava ligado diretamente a forma como é tratado nos textos tradicionais. Observando o exposto, aplicamos a Estratégia fundamentada em fatos históricos para o conceito de entropia e montamos uma nova estratégia didática para este conceito tentando solucionar os problemas envolvidos atualmente na compreensão deste fenômeno. Mostramos como surge a definição de entropia utilizando os trabalhos de Carnot, Joule, Kelvin e Clausius. Apresentamos argumentos razoáveis para a insustentabilidade das estratégias adotadas pelos livros didáticos tradicionais ao apresentarem este conceito ignorando elementos históricos indissociáveis ao conceito de entropia.


Palavras-chave


Estratégia Didática; História e Filosofia da Ciência; Segunda lei da Termodinâmica; Entropia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss2id3823

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Jefferson Adriany Ribeiro da Cunha, Luiz Gonzaga Genovese, Wellington Pereira de Queiros

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.