Perfis Epistemológicos dos Livros Didáticos de Física do PNLD de 2018
Resumo
Neste artigo, apresentamos parte dos resultados da dissertação da primeira autora. A pesquisa teve por objetivo analisar alguns livros didáticos de Física avaliados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018, com relação aos perfis epistemológicos de Bachelard sobre o conceito de força. Dentre os livros selecionados do PNLD, escolhemos seis que fazem parte da coleção da biblioteca do Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá (CAP-UEM). A metodologia de análise foi feita seguindo as três etapas da análise de conteúdo propostas por Bardin (1997). As categorias foram identificadas a priori baseadas nos perfis elencados por Bachelard (1978). Verificamos que os livros estão sobrecarregados de imagens e trechos que refletem o perfil Realista. Também há uma quantidade expressiva do perfil Racionalista Clássico.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss2id3804
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Renata da Silva Trintin, Luciano Carvalhais Gomes
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.