A representação das reações redox através das imagens em livros didáticos brasileiros de química

Luciane Fernandes de Goes, Keysy Solange Costa Nogueira, Carmen Fernandez

Resumo


Este artigo apresenta uma análise dos recursos visuais utilizados no conteúdo de reações redox, dos livros didáticos de química brasileiros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – 2015 e dos Cadernos do Estado de São Paulo. Os dados foram analisados de acordo com categorias propostas na literatura, a saber, sequência didática, iconicidade, funcionalidade, relação com o texto principal, etiquetas verbais além dos três níveis representacionais para o conhecimento químico, macroscópico, submicroscópico e simbólico. Os resultados denotam que os livros apresentam o predomínio de fotografias assumindo função meramente figurativa e desconectadas do texto principal, sendo a maioria sem etiquetas verbais. Os dados confirmam a priorização de dois níveis de representação: macroscópico e/ou simbólico. Ressalta-se a importância do cuidado ao inserir ilustrações nos livros didáticos, devido à sua influência na construção de conceitos, em particular, o conceito redox.


Palavras-chave


Ensino de química; Reações redox; Livros didáticos; Imagens

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss2id3738

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Luciane Fernandes de Goes, Keysy Solange Costa Nogueira, Carmen Fernandez

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.