Reflexões sobre os conceitos e as aplicações da educação matemática crítica e da matemática humanística / Reflections on the conceptions and applications of critical mathematical education and humanistic mathematics
Resumo
No presente trabalho são indicadas, comparadas e discutidas algumas rotas genéricas queemergem e evoluem, nas últimas décadas, relativas a pensamentos insurgentes, críticos, humanísticose interdisciplinares no âmbito da educação matemática. Enfatiza-se a necessidade de adoção deuma consciência crítica para análise das atividades matemáticas que são humanas, históricas e,portanto, não-neutras, visando uma contribuição política e democrática, onde se busca um processoparticipativo para a transformação social, a minimização das desigualdades e a obtenção da pazsocial. Nessa visão, tudo parece indicar que as contribuições das diferentes formas de matemática humanística se somam aos objetivos da educação matemática crítica buscando finalidades análogas,sempre voltadas para o bem-estar social.
This paper discusses the indications and comparisons of generic routes emerging anddeveloping in the last decades pertinent to insurgent, critical, humanistic and interdisciplinarythoughts in mathematical education. The necessity to adopt a critical conscience that can analyzemathematical activities that are human, historic, neutral, and aims at political and democraticcontributions, in order to search a participant process to transform the society is emphasized in thisarticle. Different forms of humanistic mathematics involve the objectives of critical mathematicseducation, which are directed towards social justice goals.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Gastão Rúbio de Sá Weyne
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.