O “mundo da construção civil”: uma abordagem da trigonometria com perspectiva na etnomatemática / The “Civil Construction World”: An approach to trigonometry with perspective in ethnomathematics
Resumo
O estudo aqui apresentado tem por objetivo investigar a construção de conhecimentos trigonométricos no triângulo retângulo e sua vinculação com os saberes matemáticos presentes no “mundo da construção civil”. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 34 alunos do Segundo Ano do Ensino Médio de uma escola da rede particular, localizada na cidade de Caxias do Sul/RS/BRA. A investigação utilizou abordagem qualitativa e a coleta de dados foi realizada por meio de gravações e transcrições das aulas, observações do professor, bem como de materiais produzidos pelos alunos. As atividades desta proposta foram planejadas com o intuito de instigar os alunos a pesquisar, explorar e interpretar conceitos trigonométricos, com um trabalho envolvendo os profissionais da construção civil. Os resultados apontam que a abordagem aplicada torna o processo de ensino e de aprendizagem mais interativo, construtivo e participativo, provocando o envolvimento dos alunos. Eles, ao conhecerem os distintos saberes matemáticos do setor da construção civil, conseguiram relacionar os conhecimentos matemáticos escolares com a Etnomatemática. O professor teve um papel de orientador e contribuiu para o aluno buscar, analisar e assumir uma postura de pesquisador.
The study presented here aims to investigate the construction of the trigonometry knowledge in the triangle rectangle and its connection with the mathematical knowledge present in the “world of civil construction.” The participants in the study were 34 students of the Second Year of a private High School, in the city of Caxias do Sul /RS /BRA. The research used a qualitative approach and data collection was conducted through recordings and transcripts of lectures, teacher observations,
as well as materials produced by students. The activities of this proposal have been planned in order to instigate students to research, explore and interpret trigonometry, with work involving civil construction professionals. The results show that the approach applied makes the process of teaching and learning more interactive, constructive and participatory, provoking student engagement. They, when knowing the different mathematical knowledge of the construction industry, were able to relate the scholastic mathematics with Ethnomathematics. The teacher had guiding role and contributed to the student to seek, analyze and assume a position as a researcher.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2013 Gladis Bortoli, Miriam Ines Marchi
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.