Jogos e Resolução de Problemas na Formação Continuada e em Aulas de Matemática nos Anos Iniciais / Games and Problem Solving in Continuing Training and in Early Years Mathematics Classes
Resumo
A experiência de formação continuada desenvolvida com um grupo de professores dos anos iniciais que ensinam matemática é parte de uma pesquisa de mestrado que analisou desafios, dilemas, saberes e aprendizagens presentes no processo formativo. Na atividade de extensão curricular integrada de ensino pesquisa e extensão – ACIEPE – “A Matemática nos Anos Iniciais: Programa de Formação Contínua de Professores dos Anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos”, discutiu-se a importância dos jogos nas aulas de matemática na perspectiva da resolução de problemas. A análise dos dados obtidos em questionário, entrevistas semiestruturadas, registro em áudio e vídeo, material escrito, diário de campo reflexivo dos professores e da pesquisadora evidenciou a importância do conhecimento teórico e prático no contexto de uma formação continuada, quando o grupo de professores compartilha suas experiências e constrói outras; expressa os sentimentos destes em relação às suas práticas e sua expectativa por outras metodologias de ensino. Tal análise revelou ainda que o processo de formação continuada na perspectiva de trabalho colaborativo foi importante pois, por meio da valorização da prática dos professores, de seus diferentes saberes e das aprendizagens construídas durante a sua formação, possibilitou-lhes refletir sobre jogos e resolução de problemas. Concluiu-se ser necessário que os professores se mantenham atualizados e tenham oportunidades de participar de projetos de formação matemática que contribuam para o desenvolvimento de sua prática e da aprendizagem de novos conhecimentos.
The experience of continuing training developed with a group of Early Years teachers who teach mathematics is part of a Master’s research that examined challenges, dilemmas, knowledge and learning that are present in the training process. In the curriculum extension activity “Mathematics in the Early Years: Continuing Training Program for Early Years Teachers of the Municipal Education Department of São Carlos” the importance and contribution of games in mathematics classes was discussed from the perspective of problem solving. Data analysis built from a questionnaire, semi-structured interviews, audio and video recordings, written material, reflective field journal produced by the participating teachers and the researcher demonstrates the importance of the theoretical and practical knowledge in the context of continuing training, when the teachers get together to share and build experiences; express their feelings about their practices and their wishes for the development of other teaching methodologies. It also revealed that the process of continuing training from the perspective of collaborative work was important, as it allowed teachers to think on games and problem solving by emphasizing the experiences of their practice and the different knowledge and learning built during their training. We conclude that teachers need to be kept updated and have opportunities to participate in projects of mathematical training that contribute to the development of their practice and the learning of new knowledge.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2013 Sandra Alves de Oliveira, Carmen Lucia Brancaglion Passos
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.