O Tabaco Utilizado como Tema Gerador no Ensino de Química em Região Economicamente dependente desta cultura.

Nêmora Francine Backes, Tania Renata Prochnow

Resumo


O Ensino de Química deve proporcionar aos estudantes o interesse pela ciência, proporcionar o pensamento crítico, a consciência cidadã e os conhecimentos científicos. Faz-se necessário que este ensino seja atrelado aos interesses dos alunos, buscando assim oportunizar uma aprendizagem significativa. O uso de tema gerador é um dos meios utilizados para o ensino de Química, facilitando assim a formação dos estudantes. Esta pesquisa apresenta-se com o objetivo de priorizar o contexto de estudantes de um município da região do Vale do Rio Pardo/RS, economicamente dependente da cultura do fumo e apresentar a inserção do tema “Tabaco”, em aulas de Química no 1º Ano do Ensino Médio. Esta inserção ocorreu através da relação de conteúdos previstos no currículo de química com a temática. Utilizou-se como base metodológica a pesquisa-ação (ENGEL, 2000); realizaram-se testes de sondagem para caracterizar o perfil das turmas de 1º Ano, a fim de definir grupos experimentais da pesquisa. Desenvolveram-se as aulas de Química com o tema gerador “Tabaco” e aplicaram-se pré e pós testes durante as aulas, utilizando o método misto, além de questionários sobre os conteúdos abordados. A partir desta proposta de pesquisa, onde o pesquisar pode interagir com indivíduos envolvidos, empregou-se a Análise Textual Discursiva dos dados produzidos, possibilitando verificar a importância da utilização do tema gerador. É importante no processo de ensino e aprendizagem utilizar de diferentes elementos do interesse dos estudantes, oportunizando assim uma interação maior da contextualização da Química. A pesquisa buscou utilizar a realidade local e a principal fonte de renda das famílias do município, na qual todos os estudantes e suas famílias estão ligados de forma direta ou indireta.

Palavras-chave


Tema Gerador; Tabaco; Ensino de Química;

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Nêmora Francine Backes, Tania Renata Prochnow

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.