Matemática Escolar, Matemática Acadêmica e Matemática do Cotidiano: uma teia de relações sob investigação / School Mathematics, Academic Mathematics and Everyday Mathematics: A network of relations under investigation

Maria Manuela David, Plínio Cavalcanti Moreira, Vanessa Sena Tomaz

Resumo


Neste artigo, apresentam-se as ideias gerais em torno das quais vem se constituindo e se desenvolvendo um programa de pesquisas sobre as práticas escolares e a formação de professores de matemática, idealizado por um grupo de pesquisadores da área de Educação Matemática daUFMG e da UFOP. O foco central dos estudos desenvolvidos dentro do programa são as relações entre a matemática escolar, a matemática acadêmica e a matemática do cotidiano, bem como suas implicações na configuração dos saberes profissionais docentes e na formação do professor. Através da descrição de algumas das pesquisas já desenvolvidas, procura-se mostrar um pouco dos caminhospercorridos pelo grupo (incluindo o percurso por diferentes referenciais teóricos, na medida das necessidades e das limitações percebidas) e alguns dos resultados encontrados até agora. Esses resultados mostram aspectos da complexidade das relações entre a matemática escolar, a matemática acadêmica e a matemática do cotidiano e indicam que é fundamental conhecer o que o professor fazem sala de aula e que dificuldades vivencia em seu fazer, para que, a partir daí, possamos estruturar de forma mais robusta e fundamentada os saberes de sua formaçãoprofissional.

In this article, we present general ideas around which a research program on mathematics teacher education has developed by collaboration between Mathematics Education researchers from both UFMG and UFOP. The studies within this program focus mainly on the relations between school mathematics, academic mathematics and everyday mathematics, as well as on their implications on understanding what constitutes mathematics teacher professional knowledge and, potentially, on the design of mathematics teacher education curricula. By describing some of the works already developed, we trace our way through different research interests and the corresponding theoretical frameworks, as well as present some of our findings along the research avenues we have been exploring. These findings reveal some aspects of the complexity of the relations between school, academic and everyday mathematical practices and reinforce the importance of the analysis of what teachers do in classrooms and what kind of difficulties they face while doing what they do, in order to design a sounding process for preparing professionals to teach mathematics at school level.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 Maria Manuela David, Plínio Cavalcanti Moreira, Vanessa Sena Tomaz

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.