O Trabalho Pedagógico com Situações-problema nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma Perspectiva Construtivista

Karla Pereira Rutz, Julio Cesar Bresolin Marinho, Fabiane Ferreira da Silva

Resumo


A questão que nos mobiliza nesse artigo, reside em compreender como se organiza o trabalho pedagógico em uma sala de aula, de uma turma do 5º ano, a partir de situações-problema (SP). Para isso, apostamos na realização de uma pesquisa participante. Os dados coletados foram gravados durante o desenvolvimento de cinco atividades realizadas, sendo elas denominadas: Expressões, Nutrientes, Localização, Diferença e Alimentação. As atividades foram trabalhadas pela professora pesquisadora com os alunos, por meio de SP. A professora pesquisadora utilizava, durante as atividades, um diário para registro das suas observações sobre o trabalho desenvolvido. Os dados foram interpretados pela Análise de Conteúdo, que nos possibilitou a emergência de duas categorias: (A) Características do trabalho pedagógico com SP, e (B) Cooperação no grupo a partir das SP. Na categoria (A), evidenciamos que as práticas organizadas por SP propiciam a utilização de diferentes recursos, a socialização de descobertas, o envolvimento pessoal do estudante, a resolução de um obstáculo, o levantamento de hipóteses, a compreensão de fenômenos, entre outros que convergem para uma prática sustentada em um modelo pedagógico relacional de epistemologia construtivista. Já a categoria (B) nos possibilitou compreender que a cooperação entre os alunos, propiciada pelas SP, configura-se como um espaço para a construção e a reconstrução de diversos saberes. A cooperação contribuiu para o desenvolvimento da autonomia moral, bem como para o desenvolvimento de uma postura mais solidária nos estudantes.

Palavras-chave


Ensino; Aprendizagem; Situação-problema; Interação; Cooperação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss3id3485

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Karla Pereira Rutz, Julio Cesar Bresolin Marinho, Fabiane Ferreira da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.