A Temática dos Agrotóxicos: uma análise em livros didáticos de Química do Ensino Médio aprovados no Plano Nacional do Livro Didático de 2015
Resumo
O foco deste trabalho centra-se em analisar como a temática dos agrotóxicos é explorada nos livros didáticos de Química do Ensino Médio aprovados Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015. Foram analisadas as quatro coleções aprovadas e utilizadas nas escolas brasileiras. As coleções foram analisadas a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD) em que emergiram três categorias analíticas, a saber: agrotóxicos à luz de discussão históricas; agrotóxico e as relações CTS e agrotóxicos para desenvolver aspectos conceituais. As discussões de cunho histórico envolvendo os agrotóxicos apresentam principalmente o histórico do DDT. Os aspectos sociais e econômicos surgem durante os textos, mas as discussões são mais focadas nos impactos ambientais provocados pelos pesticidas. Já a abordagem dos aspectos conceituais se dá principalmente pela apresentação conceitos químicos com pouca interlocução com contextos mais amplos em especial o social.
Palavras-chave
Agrotóxicos; Livro Didático; Enfoque CTS
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss1id3447
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Alechania Misturini, Carolina dos Santos Fernandes
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Conceito A2 na Capes(2021)Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:![]() | Scopus | ![]() | Latindex | ![]() | Edubase (SBU/UNICAMP) |
![]() | Sumarios.org | ![]() | Google Scholar | ![]() | Portal LivRe (CNEM) |
![]() | Journals for Free | ![]() | REDIB | ![]() | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.