A Formação de Professores em Tempos de Incertezas / Teacher Education in Times of Uncertainty

Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer

Resumo


Esta produção acadêmica aborda a formação de professores e os princípios da sustentabilidade, responsabilidade, esperança e formação moral e ética, a partir de importantes referenciais bibliográficos sobre estas temáticas. Considera-se que abordar este tema é um desafio diante do atual contexto educacional. Ainda que a Universidade seja potencialmente o melhor lugar para formar os professores no sentido da prática reflexiva e do envolvimento crítico, para realizar esse potencial e provar sua competência, ela tem de evitar toda arrogância e trabalhar com os atores de campo. Em contrapartida, os estabelecimentos de ensino devem se esforçar por iniciar e manter um diálogo que não negue as diferenças. Assim, reflete-se sobre a realidade vivenciada pelos professores, os desafios da profissão e se apresenta possíveis contribuições para o processo de formação dos educadores. Para uma melhor qualidade no ensino, é necessário que além do conhecimento dos conteúdos de ensino, o professor possua um conjunto de saberes abrangentes, didáticos e transversais, provenientes de sua formação contínua, das trocas com colegas e construídos ao longo de sua experiência.

This production addresses the academic training of teachers and the principles of sustainability, responsibility, hope and moral and ethical training from important bibliographical references on these subjects. Considered to address this issue is a challenge in the current educational context. Although the University is potentially the best place to train teachers in the sense of reflective practice and critical engagement, to realize this potential and prove its competence, it has to avoid all arrogance and working with actors in the field. In contrast, schools should strive to start and maintain a dialogue that does not deny the differences. Thus, reflects on the reality faced by teachers, the challenges of the profession and presents possible contributions to the process of training of educators. For a better quality of education, it is necessary that in addition to knowledge of the contents of teaching, the teacher has a comprehensive set of knowledge, teaching and cross, from their training, exchanges with colleagues and built throughout his experience.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.