A presença da Álgebra nos cursos de Licenciatura em Matemática no Estado do Rio Grande do Sul / Presence of Algebra in Mathematics and Licentiateship Courses in the State of Rio Grande do Sul

Fabiane Mondini, Maria Aparecida Viggiani Bicudo

Resumo


Neste artigo apresentamos um estudo sobre as concepções e a relevância do ensino da Álgebra paraalunos de cursos de Licenciatura em Matemática segundo a visão de professores desta disciplina. Eles,os professores, compreendem-na como parte estruturante da Matemática e, portanto, como fundamentalpara a formação do licenciando. Pretendemos, com esse trabalho, contribuir com o debate da inserção daÁlgebra no curso desta Licenciatura. Com esse objetivo explicitamos a questão norteadora da pesquisada seguinte maneira: como os professores de Álgebra, dos cursos de Licenciatura em Matemática,concebem a presença dessa disciplina na formação de professores? A produção dos dados foi feita porintermédio de ‘entre-vistas’, realizadas na microrregião de Porto Alegre, no estado do Rio Grande doSul. E, por último, apresentamos alguns dos resultados desta pesquisa.

This text reports a survey whose focus was to study the concepts which Algebra teachersfrom Mathematics and Licentiateship Courses have on the relevance of this discipline in theprofessionals formation into this field. With this objective, we explicit the research guide questionas follow: “how do Algebra teachers, from Mathematics Licentiateship Courses, perceive thepresence of this discipline in the teachers formation?”. The survey data was produced through‘inter-views’, done in Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul. We present in this paper the wayon how the interviewed subjects understand the presence and organization of Algebra as part of theMathematics structure and, therefore, crucial for the licensee formation. We intend for this work,contribute to the discussion on how Algebra is present in Mathematics Licenciateship Courses andhow is the link with the formation of Mathematics teachers.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Fabiane Mondini, Maria Aparecida Viggiani Bicudo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.