A Transposição Didática do Conteúdo Equilíbrio Químico Molecular

Priscila do Nascimento Silva, Flávia Cristiane Vieira da Silva, José Euzebio Simões Neto

Resumo


A noção de transposição didática pode ser entendida como o conjunto de modificações impostas a determinado saber na sua transformação de objeto científico para objeto de ensino, ou seja, da esfera acadêmica para a esfera escolar. Existem duas etapas na transposição didática, a externa, que transforma o saber científico em saber a ser ensinado, e a interna, responsável pela modificação do saber a ser ensinado para produzir o saber ensinado. Nesse trabalho, observamos as modificações que buscam didatizar o saber equilíbrio químico molecular, a partir da análise da transposição didática externa utilizando livros didáticos. Em seguida, procuramos identificar a relação ao saber de dois professores do Ensino Médio a partir de entrevistas, e, por fim, registramos em áudio e vídeo as aulas de um dos professores para análise da transposição didática interna.  Os resultados apontam para um número grande de supressões, mas também a ocorrência de acréscimos, deformações e criações didáticas. Algumas modificações foram identificadas na entrevista e na análise da sala de aula, relacionadas a processos como desincretização, programabilidade e despersonalização/repersonalização na construção do novo texto do saber.


Palavras-chave


Transposição Didática. Equilíbrio Químico Molecular. Novo Texto do Saber.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Priscila do Nascimento Silva, Flávia Cristiane Vieira da Silva, José Euzebio Simões Neto

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.