Resolução de problemas na formação de professores primários em tempos de Escola Nova / Problems Solving in the Primary Teachers Education in New School Period

Denis Herbert de Almeida, Maria Célia Leme da Silva

Resumo


Este artigo tem como objetivo, apresentar a análise dos Programas de Ensino do Instituto de Educação de São Paulo no período de 1933 a 1936, focando a “Resolução de Problemas” no ensino de Aritmética na formação matemática do professor primário, dada nesse Instituto. Para isso, são analisados o conteúdo metodológico e a bibliografia dos Programas. As referências utilizadas são “A Didática da Escola Nova” de Alfredo Miguel Aguayo, “A Nova Metodologia da Aritmética” de Edward Lee Thorndike e artigo de Antonio Firmino de Proença intitulado “Erros no Ensino de Aritmética Elementar”. Esses documentos são questionados na perspectiva da História Cultural no intento de transformá-los em fontes, por meio de problematizações e cotejamentos. Thorndike e Aguayo são referências no ensino de aritmética e especificamente no uso de “Resolução de Problemas”. Tudo indica que o Movimento da Escola Nova não significa a ruptura com o ensino “tradicional”; as referências presentes no Instituto de Educação evidenciam o embate dos pressupostos da Escola Nova com a cultura escolar em vigência.

This article aims to present an analysis of Education Programs at the Education Institute of São Paulo in the period from 1933 to 1936, focusing on the “Problems Solving” in teaching Arithmetic in mathematics training of primary’s teacher, given in the Institute. In order to do that, methodological content and bibliography of Programs were analyzed. References used are “A Didática da Escola Nova” Alfredo Miguel Aguayo, “A Nova Metodologia da Aritmética” Edward Lee Thorndike and the article of Antonio Firmino de Proença entitled “Erros no Ensino de Aritmética Elementar”. These documents are questioned from the perspective of Cultural History in an attempt to turn them into sources by means of problematizations and confrontations. Thorndike and Aguayo are referencesin Arithmetic teaching,specifically in regarding “Problems Solving”. Everythingindicates that the New School Movement, does not mean a break with the “traditional” teaching, references present in the Education Institute show the clash of the assumptions of the New School towards the effective culture of the school.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Denis Herbert de Almeida, Maria Célia Leme da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.