A prática da Pesquisa na Formação Inicial de Professores de Química: um Olhar para Projetos Pedagógicos
Resumo
O presente artigo contempla um estudo sobre a presença da pesquisa nos Cursos de Licenciatura em Química, com atenção também, para os indícios da formação do professor pesquisador. Visando qualificar a compreensão acerca dos modos de inserção da pesquisa na formação inicial de professores de Química foi realizada uma análise documental de Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Química de instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. Os resultados construídos retratam que, das doze instituições analisadas, todas contemplam abordagens destinadas ao ensino da pesquisa. Foi possível pelo processo analítico da Analise Textual Discursiva identificar três diferentes modos de perspectivas para a presença da pesquisa na formação inicial, sendo categorizados em: pesquisa de cunho teórico, metodológico e pedagógico/formativa. E oito das doze instituições contemplaram a três categorias, assim, de um modo geral, tornou evidente que há sim a perspectiva da prática de pesquisa nos currículos de formação inicial.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss2id3388
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Judite Scherer Wenzel, Giulia Engroff Bratz
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.