Educação Escolar Indígena e Educação Matemática: Um estudo na Comunidade Indígena Serra da Moça

Luzia Voltolini, Carmen Teresa Kaiber

Resumo


Este artigo apresenta resultados de um estudo conduzido na Escola Estadual Indígena Adolfo Ramiro Levi, localizada na Comunidade Indígena Serra da Moça, em Boa Vista, Estado de Roraima – Brasil, com o objetivo de investigar possibilidades de constituição de um currículo de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental, no âmbito da Educação Escolar Indígena, o qual articule necessidades, interesses e aspectos da cultura dos povos indígenas, bem como o atendimento às determinações legais. Teoricamente, a investigação, base de uma tese de doutorado em andamento, toma como referência os aportes da Etnomatemática, Socioepistemologia e da Educação Matemática Crítica e, metodologicamente, se insere em uma perspectiva qualitativa seguindo os pressupostos da pesquisa etnográfica. Destacam-se, aqui, dados e análises na perspectiva da Etnomatemática e da Socioepistemologia, referentes à realização de Projetos de Aprendizagem, junto a estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental da escola da Comunidade, como possibilidade de articular o desenvolvimento de conceitos e procedimentos próprios da Matemática a conhecimentos e saberes que emergem do cotidiano ou que fazem parte da cultura local. Resultados apontam para a relevância e pertinência do desenvolvimento de uma matemática escolar a qual considere e valorize o ambiente sociocultural e os saberes próprios da Comunidade, como possibilidade para o ensino e a aprendizagem da Matemática na Educação Escolar Indígena.


Palavras-chave


Educação Escolar Indígena; Etnomatemática; Socioepistemologia; Educação Matemática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Luzia Voltolini, Carmen Teresa Kaiber

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.