Esquemas de argumentación en actividades de Geometría Dinámica / Esquemas da argumentação em atividades de Geometria Dinâmica
Resumo
Un esquema de argumentación es el razonamiento que un individuo utiliza cuandoexplica, justifica o valida un resultado. Los esquemas de argumentación, para su estudio seclasifican en analíticos, empíricos, fácticos, simbólicos y autoritarios. Los esquemas analíticosse basan en un razonamiento deductivo y son la base de la demostración matemática. En elpresente artículo se muestran los resultados de un experimento de enseñanza que tuvo comoobjetivos determinar los esquemas de argumentación de los integrantes cuando se enfrentan aactividades de geometría euclidiana en un ambiente de Geometría Dinámica; y ver el desarrollode estos esquemas a lo largo del experimento. Se buscó respuesta a las preguntas: ¿Es posiblepasar del uso de esquemas de argumentación no analíticos al uso de esquemas analíticos y,de ser así, cómo sería esta transición? ¿Los esquemas analíticos llevan a una demostraciónmatemática, de qué manera?
Um esquema da argumentação é um tipo de raciocínio que um indivíduo utiliza quandoexplica, justifica ou valida um resultado. Os esquemas de argumentação, para seu estudo, sãoclassificados em analíticos, empíricos, factuais, simbólicos e autoritários. Os esquemas analíticosse fundamentam em um raciocínio dedutivo e são a base da demonstração matemática. No presenteartigo, são apresentados os resultados de um experimento de ensino que teve como objetivosdeterminar os esquemas de argumentação dos participantes, quando enfrentam atividades degeometria euclidiana, em um ambiente de Geometria Dinâmica e observar o desenvolvimentodestes esquemas ao longo do experimento. Buscou respostas às perguntas: É possível passar douso de um esquema de argumentação não analítico ao uso de esquemas analíticos e, se for possível, como seria essa transição? Os esquemas analíticos conduzem a uma demonstração matemática?De que maneira?
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Claudia Flores Estrada, Adriana Gómez Reyes, Ángel Homero Flores Samaniego
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.