Educação Financeira no Ensino Médio: uma Proposta Fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa

Laercio Villa, Juliano Tonezer da Silva, Luiz Marcelo Darroz

Resumo


O presente trabalho apresenta uma sequência didática que visa à educação financeira para estudantes do ensino médio. Esta sequência, que buscou aliar os conteúdos teóricos de Matemática aos aplicados na educação financeira, foi desenvolvida em uma turma de 2a série do ensino médio de uma escola da rede particular de ensino da cidade de Passo Fundo, RS. A proposta apoiou-se nos fundamentos básicos da Teoria da Aprendizagem Significativa e foi constituída de três etapas. Em cada etapa, foram aplicados instrumentos de pesquisa que buscaram identificar os subsunçores presentes na estrutura cognitiva dos estudantes, organizadores prévios para estabelecer a ligação entre os conhecimentos prévios aos assuntos abordados e estratégias didáticas que favorecem a ocorrência da aprendizagem almejada. A identificação de indícios da aprendizagem significativa foi realizada por instrumentos que exigiam dos estudantes a aplicação dos temas estudados em contextos diferentes dos abordados no desenvolvimento da proposta. Com base nos resultados, constatou-se que os estudantes trazem consigo ideias, informações e proposições sobre educação financeira, porém, muitas vezes, apresentam-nas de forma incompleta ou equivocada, e que a maioria dos participantes apresentou evolução cognitiva sobre a educação financeira, além de indícios de aprendizagem significativa.


Palavras-chave


Educação financeira. Matemática financeira. Ensino médio. Teoria da Aprendizagem Significativa.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss1id3208

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Laercio Villa, Juliano Tonezer da Silva, Luiz Marcelo Darroz

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.