Formação do Professor que Ensina Matemática: a consolidação de um campo de estudo no Brasil
Resumo
O presente artigo constitui-se numa reflexão acerca do desenvolvimento histórico da Formação de Professores que Ensinam Matemática (FPEM), importante região de inquérito da educação brasileira. A partir de um estudo bibliográfico desenvolvido qualitativamente, que compõe o ideário teórico de uma dissertação de mestrado, objetivamos compreender o processo de desenvolvimento da FPEM no Brasil, bem como a sua constituição enquanto um campo de pesquisa e de estudos. Buscamos marcar a trajetória da constituição do ser professor no Brasil com a criação dos Institutos de Educação, a ênfase no primeiro curso de Matemática do país, a expansão do ensino superior, a implantação da pós-graduação e o advento da Matemática Moderna que trouxeram novas perspectivas para a formação do professor de matemática e para o desenvolvimento de pesquisas. Como apresentado por Fiorentini (1994), Ferreira (2003a, 2003b) e outros autores, a formação de professores se constitui como um foco temático na Educação Matemática e se consolida como campo de estudo no Brasil, evidenciando a necessidade e a importância de se discutir sobre o professor que ensina matemática. As mudanças em relação a algumas perspectivas de estudo e a nomenclatura, indicam a dinâmica e importância do campo, bem como a necessidade em preocupar-se com o professor em todo o seu percurso docente, não apenas nos momentos de formação.
Palavras-chave
Formação de Professores; Educação Matemática; Campo de Estudo.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Bruna Larissa Cecco, Luci T. Marchiori dos Santos Bernardi, Nadir Castilho Delizoicov
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.