Entre o Currículo Prescrito e o Currículo em Ação: como professoras do 3º ano justificam as diferenças em sua prática docente?
Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre as convergências e divergências entre os níveis de relevância dados aos conteúdos matemáticos, entre documentos oficiais e prática de alguns professores do 3.º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Curitiba. Para tanto, foram constituídos dois polos do currículo: o oficial, aqui representado pelas Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba (currículo prescrito) e o currículo de sala de aula (currículo em ação), representado pelo discurso de três professoras do 3.º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Curitiba, disparado pela análise de materiais de seus alunos. A conclusão da pesquisa permite obsevar um razoável distanciamento entre o prescrito e o realizado em sala de aula, prevalecendo a aritmética sobre as outras áreas da matemática escolar.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Emerson Rolkouski, Michelle Tais Faria Feliciano
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.