Raciocínio Proporcional: um estudo sobre as estratégias de estudantes de pedagogia ao resolverem diferentes situações

Angélica Fontoura Garcia Silva, Alexsandro Soares Candido, Vera Helena Giusti de Souza

Resumo


Este artigo teve o objetivo de investigar estratégias utilizadas por 30 alunas de um curso de pedagogia de uma universidade particular da grande São Paulo, ao resolverem situações de estruturas multiplicativas, sobretudo situações de valor omisso e comparação.  A coleta de informações se deu por meio da aplicação de um questionário – de caráter diagnóstico –, visando identificar estratégias utilizadas pelas participantes para resolverem as duas situações apresentadas. A análise dos dados fundamentou-se em teorias que versam sobre as estruturas multiplicativas e seu ensino. As respostas do grupo indicaram haver melhor comprensão deste grupo investigado em situações de comparação – 86,67% e de valor omisso, 70%. A estratégia utilizada pela maioria das alunas investigadas nas situações de comparação foi a busca da taxa unitária, e os erros ocorreram por concepções equivocadas sobre a determinação de quociente da divisão ou sobre a relação de ordem de números racionais na representação decimal.  Já nas situações que envolvem valor omisso, além da taxa unitária, as participantes também se utilizaram do produto cruzado, e os equívocos se deram nas resoluções que se utilizaram do raciocínio aditivo. Nesse grupo nenhum participante [1]se utilizou de estratégias funcionais e escalares.


 


Palavras-chave


Conhecimento Profissional docente. Estratégias de resolução. Raciocínio proporcional. Estruturas multiplicativas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss1id3135

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Angélica Fontoura Garcia Silva, Alexsandro Soares Candido, Vera Helena Giusti de Souza

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.