Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para a prática docente/ Contributions and approaches of the experimental activities in the science teaching: Gathering elements for the educational practice

Jane Raquel Silva de Oliveira

Resumo


As atividades experimentais no ensino de ciências têm sido bastante discutidas entre ospesquisadores da área de educação em ciências, especialmente em relação às suas fi nalidadese tipos de abordagens. Os objetivos deste trabalho são discutir tais aspectos das atividadesexperimentais e reunir elementos que possam fornecer subsídios à prática docente. São discutidasinicialmente as principais contribuições das aulas experimentais e suas implicações no ensino deciências. Em seguida, são analisados os principais tipos de abordagens das atividades experimentais (demonstração, verifi cação e investigação), ressaltando seus limites e possibilidades, bem comoas estratégias para sua aplicação no contexto escolar.

The purposes and approach types of the experimental activities in the science teachinghave been enough discussed among the researchers of the science education area. The objectivesof this paper are to discuss such aspects of the experimental activities and to gather elementsthat can provide subsidies for the educational practice. At fi rst, the main contributions of theexperimental classes and their implications in the science teaching are discussed. The mainapproach types of the experimental activities are also analyzed (demonstration, verifi cationand investigation), highlighting their limits and possibilities, as well as the strategies for theirapplication in the school context.


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eISSN: 2178-7727

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