Campos de interação entre o Ensino de Biologia Evolutiva e o Pensamento Complexo
Resumo
Dentre os pressupostos da transdisciplinaridade, o Pensamento Complexo ganha cada vez mais destaque no âmbito educacional, devido a sua capacidade de interligar distintas dimensões socioculturais e ambientais. Neste sentido, emergem possíveis entrelaçamentos entre o Pensamento Complexo e o ensino de Evolução Biológica. A partir disso, este estudo avalia as concepções de um grupo de professores, sobre o ensino de Biologia Evolutiva, à luz do Pensamento Complexo. Metodologicamente esta investigação caracteriza-se como pesquisa empírica, fundamentada na investigação qualitativa, a qual beneficia-se da análise de conteúdo. Os dados indicam que 70% dos docentes possuem uma interpretação do processo evolutivo como uma ação progressiva, onde características como o finalismo e o aumento de complexidade são recorrentes nas falas. Concluiu-se que 50% dos docentes não observam com clareza as contribuições, entre elas, a potencialidade transdisciplinar da temática “evolução biológica” como eixo integrador das aulas de Biologia.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Suelen Bomfim Nobre, Natalia Aparecida Soares, Maria Eloisa Farias
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.