Modelos Representativos de um Sistema Didático e a Criação de um Instrumento para Analisar a Relação com o Saber Matemático

Wellington Hermann, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda

Resumo


Neste artigo, apresentamos discussões acerca do modelo triangular das relações didático-pedagógicas em sistemas formais de ensino, também conhecido como triângulo didático-pedagógico, articuladas com a noção de relação com o saber de Charlot (2000). O objetivo que norteou essa pesquisa foi ampliar o poder heurístico do modelo triangular das relações didático-pedagógicas em salas de aula de matemática para abarcar não apenas o ensino, mas também situações em que os sujeitos envolvidos buscam aprender matemática. Os pesquisados são quatro acadêmicos de um curso de matemática de uma universidade pública paranaense, que estavam no primeiro ano do curso em 2015, ano em que os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi fundamentada na Análise Textual Discursiva (ATD). No processo analítico, contrastamos os sentidos que os depoimentos dos sujeitos expressavam com a teoria já estabelecida sobre as relações com o saber em sistemas didáticos, o que resultou na emergência de duas propriedades da relação com o saber: a reflexividade e a transitividade. Essas propriedades proporcionaram a criação de um modelo representativo para as relações didático-pedagógicas e a criação de um instrumento analítico denominado matriz das propriedades da relação com o saber.

Palavras-chave


Relação com o saber; Triângulo didático-pedagógico; Reflexividade; Transitividade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Wellington Hermann, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.