O Design de Tarefas-Matemáticas-com-Realidade-Aumentada: uma autorreflexão sobre o processo

Felipe Diego Bulla, Mauricio Rosa

Resumo


A presente investigação procura compreender como o design de atividades-com-Realidade Aumentada pode potencializar/transformar o estudo de Funções de Duas Variáveis Reais a partir de uma prática pedagógica de Modelagem Matemática. A pesquisa é de âmbito qualitativo, segundo uma autorreflexão sobre o próprio processo investigativo. Valemo-nos, principalmente, de estudos de obras como Bicudo, Rosa, Dalla Vecchia, Seidel e Rosa, Nunes, entre outros pesquisadores. Entendemos que as Tecnologias Digitais, ao tornarem-se partícipes do processo de ensino e de aprendizagem (ROSA, 2008), podem produzir significados matemáticos distintos. Desse modo, exploramos os recursos do programa Blender e do aplicativo AndAR para produção de atividades-com-Realidade Aumentada sobre Funções de Duas Variáveis Reais. Na medida em que as atividades eram produzidas, refinávamos nosso pensamento e nossa compreensão sobre o tema da pesquisa ao mesmo tempo em que desenvolvíamos, consequentemente, nossa Cyberformação (ROSA, 2015). Por fim, vislumbramos que a Percepção (SEIDEL; ROSA, 2011) pode contribuir para potencializar/transformar o estudo de Funções de Duas Variáveis Reais conforme a prática pedagógica adotada. Ainda, consideramos que o processo investigativo pode ser estendido para o estudo de Geometria e Equações Paramétricas bem como favorecer a formação de professores e futuros professores de Matemática.

Palavras-chave


Educação Matemática. Função de Duas Variáveis Reais. Cyberformação. Tecnologias Digitais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Felipe Diego Bulla, Mauricio Rosa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.