Pesquisa Bibliográfica em Historicidade, Conceitos e Contextos na Produção e Transformação da Luz por meio da Teoria Quântica
Resumo
O estudo da luz, por muito tempo, foi fundamentado em princípios clássicos da Física, explicando fenômenos ópticos como refração, reflexão, difração entre outros. Na Física Moderna o efeito fotoelétrico é estudado dentro da perspectiva da luz como sendo “quantum de luz” de Albert Einstein ou “fótons”, responsável por explorar aplicações tecnológicas. Esta pesquisa bibliográfica foi realizada com objetivo de compor o estado da arte sobre a historicidade, conceito e contexto em pesquisas sobre efeito fotoelétrico na produção e transformação da luz, bem como o uso de recursos didáticos e tecnológicos utilizados em ensino de física na construção de conhecimentos pertinentes ao tema. Para a realização do estudo, os papers obtidos em sítios de busca foram agrupados em categorias, de modo a responder a seguinte pergunta: Como as pesquisas para ensino de ciências têm associado a historicidade, construção de conceito e contexto ao tratar da produção e transformação da luz em efeito fotoelétrico? Os resultados demonstraram que as pesquisas mais importantes, nos aspectos didáticos em efeito fotoelétrico, numa linha do tempo, ocorreram de 2005 (Ano Mundial da Física) a 2015 (Ano Internacional da Luz), quando eventos históricos celebravam o centenário das publicações revolucionárias de Albert Einstein. Concluiu-se que a celebração de eventos históricos da ciência pode engajar educadores e investigadores da área em pesquisar dificuldades de aprendizagens e gerar uma heurística positiva de avanço em pesquisas didáticas específicas. Quanto à possibilidade de relacionar historicidade, conceito e contexto em efeito fotoelétrico, ou no estudo da natureza quântica da luz, o estudo demonstrou a necessidade de investigação prática e didática, podendo relacionar o tema com o uso de tecnologia fotovoltaica como situação de contexto.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Mari Aurora Favero Reis, Agostinho Serrano
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.