Critérios, possibilidades e desafios para o desenvolvimento de temáticas no Currículo de Matemática do Ensino Médio
Resumo
Este artigo é um recorte da tese de doutorado referente a temáticas a serem abordadas no Currículo de Matemática do Ensino Médio. Para inclusão de temas no Currículo pesquisaram-se: o Currículo de Matemática e teorias curriculares contemporâneas baseadas nas pesquisas de Skovsmose (2006), Doll Jr. (1997) e Silva (2009). O objetivo desse estudo foi verificar quais os possíveis temas para serem trabalhados no Currículo de Matemática, considerando o que se deve ensinar, como ensinar e por que ensinar os conteúdos de Matemática, utilizando temáticas. Por meio de uma abordagem qualitativa buscou-se argumentar a favor do desenvolvimento do trabalho com temáticas para a revisar, aprofundar e/ou construir conceitos matemáticos. O estudo permitiu a elaboração de uma classificação para os temas de interesse os quais podem ser trabalhados no Currículo de Matemática, dando significado ao conhecimento escolar, relacionando os conteúdos formais a situações práticas ou próprias da Matemática. Além disso, a pesquisa viabilizou indicar caminhos para a prática docente, em sala de aula, com a exemplificação de três temáticas: Contemporaneidade, Político-Social e Cultura.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Clarissa de Assis Olgin, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.