Categorias das ações didáticas do professor de Matemática em sala de aula

Edelaine Cristina de Andrade, Sergio de Mello Arruda

Resumo


Este artigo traz alguns resultados obtidos em uma investigação direta das atividades desenvolvidas em sala de aula por dois professores de Matemática do Ensino Fundamental. A pesquisa utilizou a análise textual discursiva para a organização e interpretação dos dados, os quais foram coletados por meio de gravação em áudio e vídeo e notas de campo, e um instrumento teórico e metodológico – a Matriz 3x3 – que permite e auxilia o estudo de ações que podem ser construídas em sala de aula entre o professor, o aluno e o saber a ser ensinado. Das análises emergiram quatro categorias de ação: Burocrático-Administrativa (BAd), Espera (Esp), Explica (Exp) e Escreve (Esc). Foi possível perceber que a ação do professor é complexa e múltipla, e que os docentes, em geral, perderam muito tempo com ações do tipo BAd, consideradas, de certa forma, ações preliminares ao ato de ensinar.

Palavras-chave


Ação docente. Professor de Matemática. Saberes docentes. Matriz 3x3.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Edelaine Cristina de Andrade, Sergio de Mello Arruda

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.