Capoeira e matemática: diálogo possível por meio da perspectiva etnomatemática
Resumo
Uma maior atenção e um aprofundamento das discussões no campo acadêmico fazem-se necessários em relação à diversidade de grupos étnicos e suas respectivas manifestações culturais. Neste contexto, de forma reflexiva, apresentaremos a proposta de analisar a Capoeira enquanto prática sociocultural e educativa, produzida historicamente pelo povo brasileiro, considerando-a, em sua definição, não apenas um único adjetivo ou ponto de vista. Pelo viés da interculturalidade, este trabalho tem o objetivo de investigar quais as contribuições da Capoeira para a educação e de que forma esta cultura popular (repleta de inúmeras perspectivas, conceitos e concepções) pode dialogar com diferentes saberes necessários à formação dos professores de matemática e à prática cidadã. Em aspectos práticos, exibiremos uma sugestão de trabalho, fruto da observação e de estudos de cunho etnográfico, trazendo a possibilidade e potencialidades do diálogo intercultural entre a etnomatemática e a Capoeira. Desta forma, pode-se oportunizar novas reflexões e novos olhares sobre o processo de ensino e aprendizagem da matemática, levando-os para dentro da prática docente do professor e não privilegiando apenas os saberes matemáticos eurocêntricos. Nossa intervenção pedagógica foi “produto” deste processo de investigação, que mostrou o potencial da Capoeira na educação, proporcionando aprendizagem e aquisição de valores para toda a vida, sendo de grande importância, olharmos esta cultura popular sob uma nova lente. Utilizamos, como procedimento metodológico, a pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, o estudo teórico-bibliográfico, observações e entrevistas semiestruturadas com Mestres de Capoeira da cidade de Uberaba, MG.
Palavras-chave: Capoeira. Diálogo. Educação. Etnomatemática. Interculturalidade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Carla Madalena Santos, Wellington Félix Cornélio, Danilo Seithi Kato, Daniel F. Bovolenta Ovigli
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.