Capoeira e matemática: diálogo possível por meio da perspectiva etnomatemática
Resumo
Uma maior atenção e um aprofundamento das discussões no campo acadêmico fazem-se necessários em relação à diversidade de grupos étnicos e suas respectivas manifestações culturais. Neste contexto, de forma reflexiva, apresentaremos a proposta de analisar a Capoeira enquanto prática sociocultural e educativa, produzida historicamente pelo povo brasileiro, considerando-a, em sua definição, não apenas um único adjetivo ou ponto de vista. Pelo viés da interculturalidade, este trabalho tem o objetivo de investigar quais as contribuições da Capoeira para a educação e de que forma esta cultura popular (repleta de inúmeras perspectivas, conceitos e concepções) pode dialogar com diferentes saberes necessários à formação dos professores de matemática e à prática cidadã. Em aspectos práticos, exibiremos uma sugestão de trabalho, fruto da observação e de estudos de cunho etnográfico, trazendo a possibilidade e potencialidades do diálogo intercultural entre a etnomatemática e a Capoeira. Desta forma, pode-se oportunizar novas reflexões e novos olhares sobre o processo de ensino e aprendizagem da matemática, levando-os para dentro da prática docente do professor e não privilegiando apenas os saberes matemáticos eurocêntricos. Nossa intervenção pedagógica foi “produto” deste processo de investigação, que mostrou o potencial da Capoeira na educação, proporcionando aprendizagem e aquisição de valores para toda a vida, sendo de grande importância, olharmos esta cultura popular sob uma nova lente. Utilizamos, como procedimento metodológico, a pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, o estudo teórico-bibliográfico, observações e entrevistas semiestruturadas com Mestres de Capoeira da cidade de Uberaba, MG.
Palavras-chave: Capoeira. Diálogo. Educação. Etnomatemática. Interculturalidade.
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