A Transposição Didática do Equivalente Mecânico do Calor nos Livros Didáticos de Física
Resumo
O presente trabalho teve como principal objetivo fazer uma análise comparativa, por meio dos pressupostos teóricos da Transposição Didática, de como o tema equivalente mecânico do calor foi apresentado por James Prescott Joule e de que forma ele é abordado pelos livros didáticos de Física do Ensino Médio. Após uma revisão bibliográfica em que foi feita uma leitura dos textos originais de Joule, escritos em meados do século XIX, verificou-se que esse tema sofre uma despersonalização, desincretização e descontextualização, pelos livros didáticos, acarretando em um saber desprovido de seu contexto histórico e epistemológico. Além disso, os livros divulgam inúmeras distorções e simplificações quanto às imagens utilizadas para ilustrar o famoso experimento de Joule, o calorímetro das pás. Essas conclusões servem como um alerta para aqueles que utilizam os livros didáticos como referenciais teóricos no ensino, uma vez que eles reduzem a história da ciência a nomes, datas e procuram reafirmar posições indutivistas.
Palavras-chave
Ensino de Física; História da Ciência; Calor; Joule; Livro texto
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Bianca Cintra de Carvalho, Luciano Carvalhais Gomes
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.