Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE): percepções de participantes do programa que ensinam Matemática
Resumo
O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) é um programa de formação continuada para professores da rede pública de ensino do estado do Paraná, e que se desenvolve em parceria com Universidades públicas desse estado. Considerando o envolvimento dos autores deste trabalho como orientadores de professores que ensinam Matemática e cursam o PDE, desenvolvemos uma pesquisa, cujos resultados estão apresentados neste artigo, que teve como objetivo analisar as expectativas e motivações, relacionadas ao PDE, de professores de Matemática que participam deste programa em uma instituição pública do Paraná. Para isso, realizamos uma entrevista coletiva com os 12 professores de Matemática de uma turma que iniciou o PDE em 2014. A entrevista foi gravada em áudio e vídeo, transcritos na íntegra. As análises das falas dos professores foram realizadas buscando alcançar os objetivos supracitados. Os resultados apontam que existem expectativas e motivações por parte desses professores com relação ao estímulo financeiro, mudanças em suas práticas educativas e valorização profissional, ao concluírem o programa. Além disso, foi destacada a importância da dedicação exclusiva aos estudos, proporcionada pelo programa e a necessidade da continuidade dos estudos após o PDE, mesmo que, em alguns casos, conforme relatado por professores participantes da pesquisa, tal oportunidade ocorre somente no final da carreira docente.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Veridiana Rezende, Luciano Ferreira, Mariana Moran, Rosefran Adriano Gonçales Cibotto
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.