Os temas DNA e Biotecnologia em livros didáticos de biologia: abordagem em ciência, tecnologia e sociedade no processo educativo.
Resumo
Com o avanço da tecnologia, algumas áreas da biologia têm incorporado mudanças conceituais que refletem na aplicabilidade da ciência. Dentre elas, a genética se destaca pelo aprofundamento dos conceitos e contextualização prática devido aos seus aspectos tecnológicos inovadores. O objetivo desta pesquisa foi analisar livros didáticos de biologia sobre os temas DNA e Biotecnologia e suas relações com a abordagem CTS. Constatou-se que 50% dos livros didáticos avaliados não relacionam esses temas com a sociedade e o meio ambiente. Portanto, apesar das atuais discussões sobre a importância da abordagem CTS no ensino de ciências e a despeito desse tipo de abordagem ser critério de avaliação do PNLD, observou-se ainda fragilidade, nesse aspecto, nos livros didáticos avaliados neste estudo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Paula Dorti Peixe, Magnólia Fernandes Florêncio Araújo, Lidiane Gomes Pinheiro, Sueli Aparecida Moreira
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.