Uma Análise das Atividades Didáticas e do Cálculo Mental no Primeiro Ano do Ensino Fundamental

Sabrina Zancan, Ricardo Andreas Sauerwein

Resumo


Neste trabalho, estudamos o desenvolvimento da aritmética de Butterworth (2005), as estratégias de contagem e cálculo de Gelman e Gallistel (1978) e Tompson (1999) e identificamos os conhecimentos necessários a estas estratégias. Observamos uma sala de aula de primeiro ano do Ensino Fundamental e as atividades envolvendo conhecimentos matemáticos propostas às crianças. Por fim, verificamos que o cálculo mental não aparece de forma sistemática nas atividades; as orientações da professora não contemplam raciocínios envolvendo estratégias sem contagem; as atividades propostas mostram um uso excessivo de algoritmos e não colaboram para a construção dos conhecimentos necessários às estratégias de cálculo.


Palavras-chave


Matemática; Cálculo Mental; Anos Iniciais

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sabrina Zancan, Ricardo Andreas Sauerwein

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Lamentamos informar que, a partir de dezembro de 2023, a revista Acta Scientia não estará mais aceitando submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.