Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Aulas de Matemática na Perspectiva da Educação Matemática Crítica
Resumo
O presente artigo pretende apresentar alguns resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar qual é o entendimento sobre Educação Matemática Crítica e sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação que um grupo de professores de Matemática constrói no decorrer de uma experiência de formação continuada. A experiência foi desenvolvida com um grupo de professores do sudoeste do Paraná, numa série de encontros totalizando 20h. Neste artigo apresentamos a análise do trabalho desenvolvido pelo grupo em uma das atividades propostas. Empregando a pesquisa qualitativa na modalidade de pesquisa-ação, o trabalho com os professores consistiu em produzir e discutir atividades matemáticas na planilha eletrônica Calc do BrOffice e no software GeoGebra. Concebidas segundo a filosofia da Educação Matemática Crítica, as atividades abordavam conteúdos relativos aos anos finais do ensino fundamental. O grupo, formado por professores que ainda não utilizavam as Tecnologias de Informação e Comunicação em suas aulas, que teve seu primeiro contado com essa filosofia nessa experiência de formação, concluiu que a utilização das TIC viabiliza um tratamento diferenciado aos conteúdos matemáticos, atribuindo-lhes maior representatividade e proximidade com a realidade, favorecendo o desenvolvimento de uma postura crítica com relação a “o que” ensinam, “como” ensinam e “para que” ensinam.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Marcio Bennemann, Norma Suely Gomes Allevato
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.