Explorando Diferentes Recursos Didáticos no Ensino Fundamental: uma proposta para o ensino de célula
Resumo
Este artigo analisa os efeitos da utilização de diferentes recursos didáticos como auxiliares na compreensão de conceitos de Biologia Celular por alunos de 8º ano do ensino fundamental. Além disso, investiga se o conteúdo programático sobre célula trabalhado nas escolas é realmente adequado ao ensino fundamental. Os resultados indicaram que as diferentes estratégias didáticas utilizadas (aula prática com microscópio e réplicas históricas, leitura de gibi e confecção de modelo) foram importantes ferramentas de motivação e de aproximação aos conhecimentos científicos. Em relação aos conteúdos desenvolvidos com diferentes recursos houve uma significativa melhora em questões que envolviam o cotidiano (crescimento do organismo e regeneração dos tecidos) e um desempenho bem menor em relação às questões que envolviam a memorização de informações sobre as organelas. Os resultados enfatizam a necessidade de reformulação no ensino de célula para que, dessa forma, as experiências de aprendizagem sejam relevantes ao cotidiano dos alunos. Destacam, também, a importância de explorar recursos didáticos como estratégias auxiliares diferenciadas das práticas baseadas exclusivamente no livro didático e em aulas expositivas.
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Conceito A2 na Capes(2021)
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eISSN: 2178-7727
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