Explorando Diferentes Recursos Didáticos no Ensino Fundamental: uma proposta para o ensino de célula

Francele de Abreu Carlan, Lenira Maria Nunes Sepel, Élgion Lucio da Silva Loreto

Resumo


Este artigo analisa os efeitos da utilização de diferentes recursos didáticos como auxiliares na compreensão de conceitos de Biologia Celular por alunos de 8º ano do ensino fundamental. Além disso, investiga se o conteúdo programático sobre célula trabalhado nas escolas é realmente adequado ao ensino fundamental. Os resultados indicaram que as diferentes estratégias didáticas utilizadas (aula prática com microscópio e réplicas históricas, leitura de gibi e confecção de modelo) foram importantes ferramentas de motivação e de aproximação aos conhecimentos científicos. Em relação aos conteúdos desenvolvidos com diferentes recursos houve uma significativa melhora em questões que envolviam o cotidiano (crescimento do organismo e regeneração dos tecidos) e um desempenho bem menor em relação às questões que envolviam a memorização de informações sobre as organelas. Os resultados enfatizam a necessidade de reformulação no ensino de célula para que, dessa forma, as experiências de aprendizagem sejam relevantes ao cotidiano dos alunos. Destacam, também, a importância de explorar recursos didáticos como estratégias auxiliares diferenciadas das práticas baseadas exclusivamente no livro didático e em aulas expositivas.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 Francele de Abreu Carlan, Lenira Maria Nunes Sepel, Élgion Lucio da Silva Loreto

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.