Análise da Abordagem Sobre Pteridófitas em Livros Didáticos de Ciências do Ensino Fundamental / Analysis of how the Content about Ferns is Approached in Science Textbooks of Elementary School

Maria Fabíola Barros, Gilmar Beserra de Farias, Emanuel Souto da Mota Silveira, Augusto César Pessôa Santiago

Resumo


O tema pteridófitas geralmente é apresentado aos alunos durante o sétimo ano do Ensino Fundamental. O trabalho teve como objetivo avaliar o conteúdo sobre pteridófitas nos livros didáticos de ciências do Ensino Fundamental, analisando possíveis incorreções conceituais, qualidade dos recursos visuais, existência de atividades propostas e recursos adicionais. Foram analisados sete livros didáticos de ciências para o sétimo ano do Ensino Fundamental, adotando como seleção aqueles títulos utilizados nas escolas da Rede Estadual e Municipal de Ensino da cidade de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. A análise revelou a presença de erros conceituais, pouca possibilidade de contextualização e imagens que apenas substituem os textos sem contribuir com a construção do conhecimento.

The content about ferns (Pteridophytes) is usually presented to students during the seventh year of Elementary School. This study aimed at evaluating the content of ferns in Science textbooks of elementary school, analyzing possible conceptual inaccuracies, quality of the visual information, the presence of suggested activities and additional resources. We analyzed seven Science textbooks for the seventh year of primary school, selected by the titles more used in schools of the Network of State and Municipal Education of Vitória de Santo Antão, Pernambuco. The analysis revealed the presence of conceptual errors, few possibilities of contextualization and images that only replace the text without contributing to the construction of knowledge.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 Maria Fabíola Barros, Gilmar Beserra de Farias, Emanuel Souto da Mota Silveira, Augusto César Pessôa Santiago

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Lamentamos informar que, a partir de dezembro de 2023, a revista Acta Scientia não estará mais aceitando submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.