Permanência da Aprendizagem Docente proporcionada pela participação no PIBID/Física: o que dizem os ex-bolsistas de iniciação à docência
Resumo
Apresentam-se, neste artigo, os resultados de uma investigação que objetivou identificar indícios da permanência da aprendizagem docente em um grupo de vinte egressos do curso de Física – Licenciatura de uma universidade do interior do Rio Grande do Sul que participaram das atividades do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) durante a sua formação. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise dos dados deu-se com base nos materiais coletados, dos quais se realizou uma Análise Textual Discursiva (ATD) que tinha como categorias a priori uma adaptação dos cinco focos da aprendizagem docente. De acordo com os resultados obtidos, os investigados apresentam indícios da manutenção da aprendizagem docente adquirida durante o desenvolvimento das atividades do subprojeto Física do Pibid.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Luiz Marcelo Darroz, Cleci TereSinha Werner da Rosa
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.