Práticas de Modelagem Matemática: uma Possibilidade para o Professor Empreendedor / Mathematical Modeling Practice: an Opportunity for the Entrepreneur Teacher
Resumo
Este trabalho tem por objetivo mostrar entrecruzamentos de parte dos resultados obtidosem duas teses de doutorado desenvolvidas pelas autoras deste estudo, na área da Educação. Aconstrução deste artigo surgiu a partir de discussões acerca de referenciais teóricos envolvendomodelagem matemática e empreendedorismo. A metodologia para a elaboração deste artigo consistiuna releitura e discussão das duas teses, e na observação de resultados comuns que emergiram eproporcionaram a elaboração de duas categorias de análise, que seguiram os princípios de Bardin(2009): a) aproximação entre a teoria e a prática; b) práticas pedagógicas inovadoras. Os resultadosapontam que a modelagem matemática e o empreendedorismo, quando utilizados pelo professorem sala de aula, favorecem a percepção da aproximação entre a teoria e a prática. Ademais, autilização de práticas pedagógicas inovadoras, tende a garantir a dinâmica dos processos de ensinare de aprender.
This article aims exposing intersections of part of the results that were achieved in twodoctoral dissertations developed by the authors of this study in the Education area. The idea ofworking out this article arouse from discussions concerning the theoretical references, involvingmathematical modeling and entrepreneurship. The methodology used to develop this articleconsisted in re-reading and discussion of both dissertations, and also observation of commonresults, which emerged and enabled two categories of analysis based on the principles of Bardin(2009): a) the approach between the theory and the practice; b) innovative pedagogical practices.The results showed that the mathematical modeling and entrepreneurship support the perceptionof the approach between the theory and the practice, when they are used by the teacher in the classroom. Moreover, the use of innovative pedagogical practices tends to ensure the dynamics ofthe teaching and learning processes.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Silvana Neumann Martins
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.