Uma Proposta de Avaliação de Aprendizagem em Atividades de Modelagem Matemática na Sala de Aula / A Proposal for Evaluation of Learning in Mathematical Modeling Activities in the Classroom
Resumo
As argumentações favoráveis quanto ao uso da Modelagem Matemática no ensino têmsido amplamente reforçadas pelos diversos relatos de professores e pesquisadores, em eventoscientíficos ou outros meios de divulgação, apontando resultados positivos alcançados quanto àformação da cidadania, o desenvolvimento do raciocínio e o estímulo à investigação crítica. Taisdiscussões também suscitam o debate acerca das dificuldades enfrentadas por professores, na suaprática pedagógica, dentre as quais destacamos, nesse trabalho, a avaliação da aprendizagem doaluno numa atividade de Modelagem Matemática. Esta inquietação norteia a questão central destapesquisa que objetivou a elaboração de parâmetros para a avaliação da aprendizagem significativado aluno em uma atividade de Modelagem Matemática na sala de aula. Este artigo é um ensaioteórico sustentado pelas pesquisas que realizamos sobre o nosso foco de estudo, buscando explorarum assunto ainda pouco investigado na literatura específica. Ao final, apresentamos um exemplode utilização dos parâmetros construídos em uma atividade de Modelagem Matemática realizadana sala de aula.
The favorable arguments to the use of Mathematical Modeling in education have beenlargely reinforced by several reports of teachers and researchers in scientific events or othermeans of dissemination, indicating the positive results achieved, besides promoting an educationthat favors the formation of citizenship, the development of thought and the encouragement ofcritical inquiry. These discussions also raise the debate about the difficulties faced by teachers intheir teaching, which are highlighted in this work, issues related to different forms of evaluationof student’s learning in a Mathematical Modeling activity. This concern guides the central issue of this research focused in the development of parameters for the evaluation of meaningful learningof the student in activities of mathematical modeling in the classroom. This article is a theoreticalessay supported by the investigation we have conducted about the mainstream of study, seekingto explore a subject which has not been investigated so widely yet in specific literature. At theend, we present an example showing the usage of parameters built in a Mathematical Modelingactivity performed in the classroom.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Denise Fabiana Figueiredo, Lilian Akemi Kato
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.