Influências do Pibid para a Base de Conhecimentos Docentes de Graduandos da UFABC

Pablo Micael Araújo Castro, Sérgio Henrique Bezerra de Sousa Leal

Resumo


Pesquisadores têm defendido a profissionalização docente, sendo a construção de um conhecimento base um dos passos necessários. Dentre estes pesquisadores ressaltamos Shulman, que propôs sete conhecimentos base para o professor, destacando, dentre eles, o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK, da sigla em inglês), um conhecimento específico do professor. Nesta perspectiva da profissionalização, uma ação conjunta de órgãos brasileiros instituiu o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), um programa voltado principalmente para os licenciandos, que tem como um dos principais objetivos a valorização da atividade docente. Este estudo teve como objetivo analisar as contribuições do Pibid da Universidade Federal do ABC (UFABC), subprojeto Química, para o estímulo, mobilização e/ou manifestação da base de conhecimentos para a docência de graduandos dessa instituição. Durante o período em que o subprojeto foi acompanhado, uma atividade sobre ludismo foi desenvolvida. Tal proposta tinha como objetivo a elaboração de uma atividade lúdica por parte dos bolsistas do Pibid, com uma posterior aplicação da mesma. Os dados foram coletados por meio de registros audiovisuais e relatos escritos e orais dos alunos. Posteriormente, foram submetidos a uma análise categorial (Bardin, 2011), utilizando como categorias os domínios do conhecimento e manifestações do PCK propostos por Rollnick et al. (2008). Nossos resultados indicam que alguns domínios de conhecimento foram estimulados e mobilizados, porém não foi suficiente para sobrepor as deficiências no conhecimento do tema, o que resultou em um PCK deficiente.


Palavras-chave


Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; Formação Inicial; Pibid.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Pablo Micael Araújo Castro, Sérgio Henrique Bezerra de Sousa Leal

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.