Grupos de investigação colaborativos em Educação Matemática: um exercício de diálogos possíveis.
Resumo
Estudos atuais mostram a colaboração como estratégia para se investigar a prática. Neste projeto tem-se como foco principal investigar como surgem os grupos colaborativos no Brasil e, além disto, apontar um estudo comparativo entre Brasil e Portugal. Este estudo tem como objetivo primeiro levantar e registrar quais os fatores que levaram determinados professores/formadores à construção de parcerias e, consequentemente, à constituição de um grupo colaborativo no qual estão integrados professores da educação básica e professores da universidade. Os depoimentos coletados dos principais articuladores de grupos colaborativos oferecem registros que permitem reflexões para futuros professores de Matemática buscarem mecanismos para a formação continua em sua prática profissional. Em sua segunda parte, este artigo objetiva: i) apresentar uma amostra de algumas teses que foram produzidas a partir dos anos de 2004 até 2012 no que se refere ao tema trabalho na perspectiva da colaboração em Portugal; ii) descrever e analisar pelo menos três modalidades de trabalho na perspectiva da colaboração. Como conclusão do estudo pode se aferir que os projetos na perspectiva da colaboração em Portugal têm início, desenvolvimento e término, enquanto os projetos de grupos em contexto colaborativo pesquisados no Brasil apresentam características de continuidade ao longo dos anos.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Zionice Rodrigues
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.