Aprendizagem de Álgebra Linear: explorando recursos do GeoGebra no cálculo de esforços em estruturas

Rosana Maria Luvezute Kripka, Moacir Kripka, Paolo Cezar de Nardin Pandolfo, Luiz Henrique Ferraz Pereira, Lori Viali, Regis Alexandre Lahm

Resumo


Apresentam-se resultados de uma investigação qualitativa sobre influências do uso tecnologias interativas em sala de aula, referente à aprendizagem significativa de conceitos de Álgebra Linear. Para tanto se propôs o desenvolvimento e análise de dados sobre uma atividade de ensino que visou a aprendizagem significativa de sistemas lineares, propiciada pela resolução de um problema contextualizado. A coleta de dados se deu por meio de observações ocorridas durante a aula, bem como por materiais escritos produzidos pelos estudantes. A análise dos dados indica que a atividade, realizada de forma colaborativa, em grupos, possibilitou por meio das reflexões e discussões, (re)significar conceitos sobre resolução algébrica e sistemas de equações lineares. Ao perceberem seus usos na resolução de um problema comum em suas áreas de atuações profissionais, conseguiram relacionar conceitos das disciplinas de Estática e de Álgebra Linear. Além disso, ao interagirem com o ambiente do software GeoGebra perceberam a utilidade da resolução algébrica realizada, pois essa possibilitou a construção de um simulador virtual de esforços que, de acordo com variações na geometria da estrutura, fornecia automaticamente os valores das forças nos seus componentes. Assim, compreenderam que são processos algébricos que possibilitam sistematizar métodos teóricos, os quais são executados por softwares, construídos com o objetivo de facilitar e agilizar os processos de cálculos estruturais. Conclui-se que a atividade propiciou evoluções cognitivas na compreensão dos conceitos envolvendo resoluções algébricas e de sistemas lineares, que decorreram da necessidade de resolução algébrica e virtual de um problema proposto na área de Engenharia Civil. Também foi possível identificar que a mediação da aprendizagem por meio de recursos tecnológicos do GeoGebra contribuiu com a (re)significação e com a aprendizagem significativa dos conceitos tratados.


Palavras-chave


Aprendizagem. Álgebra Linear. Tecnologias Digitais. GeoGebra.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Rosana Maria Luvezute Kripka, Moacir Kripka, Paolo Cezar de Nardin Pandolfo, Luiz Henrique Ferraz Pereira, Lori Viali, Regis Alexandre Lahm

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.