Argumentação matemática colaborativa em um ambiente online / Collaborative Mathematical Argumentation in an online environment
Resumo
O curso a distância Geometria com o Geometricks foi desenvolvido para professores de Matemática de uma rede de escolas, envolvendo participantes de todo o País. Para propiciar interação, encontros online por meio de chat e videoconferência foram realizados periodicamente. Neles, discussões matemáticas foram fomentadas, as quais podem ser analisadas sob diversos aspectos. Dentre eles o que apresento neste texto, enfatizando que conjecturas e justificativas matemáticas se desenvolveram intensamente no decorrer do processo, instigadas pelas tecnologias presentes na interação ocorrida de forma constante e colaborativa. Parto de uma abordagem teórica sobre argumentação matemática e geometria dinâmica, apresento um retrato de discussões matemáticas a partir de um exemplo de atividade, e finalizo analisando, à luz da literatura, a possibilidade de argumentação matemática de forma colaborativa, em um ambiente online, de modo a ressaltar o coletivo que elaborou os argumentos matemáticos. De modo geral, foi possível concluir que, influenciado pela forma como as atividades foram concebidas, o curso foi espaço para uma abordagem diferente de argumentação: de forma colaborativa, em um ambiente online. O encadeamento não era apresentado, ou mesmo elaborado, por uma mesma pessoa, era construído a partir de contribuições de diferentes participantes. Não era possível identificar “o” autor desse processo.
The distance course entitled Geometry Geometricks was designed for mathematics teachersby a set of schools, involving participants from all the states of Brazil. Online chat and videoconference interactions were conducted. In these interactions, mathematical discussions wereencouraged. Although these discussions can be analyzed from several perspectives, in this text, Iemphasize that mathematical conjectures and justifi cations were both developed intensively in theprocess of online investigation and often enhanced by the technologies through the collaborativeinteractions. From a theoretical approach on this theme, I present some mathematical discussionsbased on an example of activity. Regarding the literature, I analyze the possibility of collaborativemathematical argumentation in an online environment, emphasizing the collective that elaboratedthe mathematical arguments and justifi cations.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Rúbia Barcelos Amaral
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.