Ensino e Aprendizagem de Conceitos Matemáticos Relacionados à Nanociência por meio da Modelagem Matemática / Teaching and Learning of Mathematical Concepts Related to Nanoscience by means of the Mathematical Modeling

Eleni Bisognin, Ivana Zanella da Silva, Solange Binotto Fagan, Vanilde Bisognin

Resumo


Este trabalho tem como propósito analisar as contribuições da Modelagem Matemática paraabordagem de conceitos relacionados à Nanociência e à Nanotecnologia com alunos participantes deum curso de mestrado em ensino de Física e de Matemática. Por meio de uma pesquisa qualitativa,procurou-se analisar as produções e as falas dos alunos durante a realização da atividade em sala deaula e registradas no diário da professora. Destacaram-se dois eixos temáticos: reação dos alunosfrente à Nanociência e à Nanotecnologia, relação do processo de modelagem com a Nanociência.Os resultados da pesquisa apontam que a modelagem propiciou um estudo interdisciplinar quecontribuiu para a aprendizagem de diferentes conteúdos da Matemática relacionados com escalas,área de superfície e volume de sólidos geométricos associados à Nanociência.

This work has the purpose of analyzing the contributions of the Mathematical Modeling tothe approach of concepts related to Nanoscience and Nanotechnology, and was done with studentsfrom a Master Course in Physics and Mathematics Teaching. Through a qualitative research, it wasaimed to analyze the students’ productions and speeches during the activity accomplished in theclassroom which were then, registered in the teachers’ diary. Two main themes are highlighted: the students’ reaction facing Nanoscience and Nanotechnology; and, the relation of the modeling processwith Nanoscience. The research results showed that the Modeling provided an interdisciplinarystudy which contributed to the apprenticeship of different contents of Mathematics, these, relatedto scales, surface area and geometric solids volume and associated to Nanoscience.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Eleni Bisognin, Ivana Zanella da Silva, Solange Binotto Fagan, Vanilde Bisognin

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.