Modelagem Matemática Gerando a Educação Estocástica de Futuros Economistas / Mathematical Modeling Stochastic Generating Education Futures Economists

Celi Espasandin Lopes, Fernando Dalbão Carvalho, Luzinete Mendonça

Resumo


Este artigo se refere à parte de uma tese de doutorado que tem por objetivo investigar como umambiente de aprendizagem de modelagem matemática contribui para a aquisição de conhecimentodo pensamento estocástico de futuros economistas. Trata-se de uma pesquisa-ação porque, alémde pesquisar e analisar o tema proposto, pretende-se apresentar uma proposta metodológica para oensino da disciplina de estatística econômica. Apresenta-se a análise de um primeiro episódio emque se utilizou a modelagem matemática para os alunos do quinto semestre do curso de CiênciasEconômicas investigarem o comportamento dos preços da gasolina nos postos de abastecimentode uma determinada região da cidade de São Paulo. Os resultados evidenciaram que os alunosmobilizaram conhecimentos matemáticos e estatísticos para realizarem a análise da problemática e,nesse movimento, adquiriram novos conhecimentos estocásticos e econômicos que lhes permitiramconclusões fundamentadas sobre determinado mercado.

This article refers to part of a thesis that aims to investigate how a learning environment formathematical modeling contributes to the acquisition of knowledge of stochastic thinking of futureeconomists. This is an action research because in addition to research and analyze the theme, aimsto present a methodology for teaching the discipline of economic statistics. It presents the analysisof a first episode that used mathematical modeling to the students of fifth semester of economicsto investigate the price of gasoline at gas stations in a region of São Paulo. The results showedthat students mobilized knowledge to perform mathematical and statistical analysis of the problem and through this gained new economic and stochastic knowledge allowing them to conclusionsbased on a given market.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Celi Espasandin Lopes, Fernando Dalbão Carvalho, Luzinete Mendonça

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.